Como melhorar a presença no Google Local

Como melhorar a presença no Google Local

Google no seus negócios

Como melhorar a presença no Google local da sua empresa para ganhar melhor posição

 

Tem como ficar entre os 3 primeiros? (destaque imagem 03)

 

       É possível constar no Google Local entre as três primeiras posições, sem nenhuma garantia tomando alguns cuidados. A empresa que ainda não foi reclamada pode ocupar o espaço por uma reclamada, até mesmo uma empresa já reclamada pode perder a posição.

 

Um dos fatores que contribuía para constar nas primeiras posições “era” construir um bom relacionamento na plataforma social do Google o G+ (Google+).

 

O “era” fica por conta de não saber o certo o que vai ocorrer já que o Google anunciou que vai extinguir a sua rede social G+ devido a falha no sistema, e isso deverá ocorrer até “Outubro de 2019”. Se você já tem uma página no Google+ veja como exportar os dados existente no Google+ nesse link.

 

       O número de comentários recebido de pessoas ou clientes, postagens regulares na linha do tempo, a quantidade de pessoas que se adicionam ao círculo da página do Google+ fortalecia a presença da empresa no Google Local (por padrão toda a empresa cadastrada no Google Meus Negócios é aberto uma página Google+).

 

anatomia do resultado de busca

          Com o Google+ “fora de combate” a melhores recomendações para ter “um lugar ao sol” no Google Local são as de praxe:

 

        Evitar o mínimo de escolha ao indicar a categoria que a sua empresa pertence, evitar a localização geográfica por nomes (ex. Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro) ao informar o título da empresa, identificação de produto ou serviços no título não existente no domínio do site ou no nome original da empresa.

 

          Outra boa tática é as técnicas de SEO no site da empresa utilizando: Formatação Schema, Palavras chaves em locais específicos da página do site, versão do site para celulares e tablet em um diretório ou sub domínios ou site responsivo, informação de Geo Localização, descrição com boa densidade de palavras, links, escolher a categoria exata, imagens externas da empresa, imagem internas, imagens em 3D, imagens de produtos, imagens da equipe, horário de funcionamento e horário de funcionamento em datas especiais ou comemorativas. 

 

        Nada deverá acontecer com esses dados se não for feita a autenticação da propriedade junto a plataforma Meus Negócios do Google. Em alguns casos é feito na hora, se no momento de preenchimento dos dados o sistema do Google detecte que existe um telefone fixo da sua empresa no banco de dados do sistema Google.

         Se isso ocorrer esteja perto do telefone porque ele vai tocar, e ao atender será informado o código para ser inserido no campo de autenticação.

 

        Na maioria das vezes para autenticar um propriedade é solicitado preencher um  “cartão” que será entregue via correio convencional no endereço cadastrado ou seja por carta. Esse processo leva até doze dias para acontecer o recebimento. Caso não ocorra, tente novamente, se mesmo assim não ocorrer tente de outra vez.

 

       Isso me permite pensar que: Uma vez que o Google indexa dados de empresas coletados na Internet, dá relevância a eles, e colocam a visibilidade sendo 3 na página principal. As demais empresas ficam onde para ver é necessário clicar em “Mais Lugares”. Sendo assim é possível que:

       Se a empresa esta listada na posição 6 do Google Local (ou seja escondido onde esta o menu “Mais lugares”) para um determinado termo de pesquisa.

        Acima da posição 6 existe 3 (que estão visíveis na página principal) mas que ainda não trabalham para manter essa visibilidade, a posição 4 e cinco não reclamaram a empresa é muito provável que uma boa administração no Google Meus Negócios crie a possibilidade de estar entre os três na listagem de resultados Google Local.

      Claro que isso vai demandar um certo tempo para acontecer até que seja notada a sua superioridade nas informações da sua empresa na visão na plataforma do Google Meus Negócios.

      Pode não ser nada mas merece no mínimo uma tentativa, afinal assim é feito a vida, de tentativas e foi assim que acompanhamos caso de sucesso em serviços que executamos relacionado a esse assunto.

 

 

Minimize a crise com o marketing

Minimize a crise com o marketing

Como não sentir o impacto da crise

Minimizar a crise com marketing é a melhor e uma boa alternativa

Quando John Kenedy disse “Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade“.

Minimize a crise com o marketing e saia do perigo, afinal crise nenhum país empresa ou cidadão esta imune a ela, crie a oportunidade e mantenha sempre ativa.

 

Marketing na Internet uma excelente opção

 

Sabemos que com dinheiro “disponível” uma empresa pode marcar presença na TV, no Rádio, em Revistas, OutDoor de Led, Literatura de Cordel e onde mais onde aceitem seu dinheiro e óbvio também na mais barata de todas, nos Links Patrocinados ou Publicidade Contextual enfim seja la qual for o nome que você conhece esse tipo de marketing na Internet. Mas com a “grana” curta, as coisas indo de “mal a pior” o jeito e “se virar” e uma boa sugestão é o Google Local.

 

Estar na Internet no Google Local  (não confundir com o Google Local Guides) é sem dúvida “a menina dos olhos” além de que é de graça, e para melhorara inda mais é nas “maquininhas” de dispositivo móvel onde o Google Local mostra a sua “faceta”.

 

Dado que aparelhos Smartphone e Tablet quase todo cidadão tem um na mão ou na cintura as vezes até em bolsa ou mochilas é encontrado alguns.

 

Relatórios provam que o número de pesquisa feita por esses dispositivo móvel  (smartphones) passou até o número de pesquisa feitas em computadores Desk Top “velho de guerra” e Notebook deixam a “coisa boa”.

 

Isso é sinônimo de ser o “primeirão” ou na pior das hipóteses o segundo ou o terceiro no “visorzinho” desses “aparelhinhos” sempre na mão das pessoas, que adoram fazer pesquisa na Internet, quer seja na rua, na academia, no supermercado, no banheiro, “ops no banheiro?” enfim em toda parte e em todos os lugares, não é “tudo de bom”? Pronto transformamos o de “mal” para “boa” e o “pior” para “bom”. Ei moço… eu também quero!

 

O Google Local ainda permite que a empresa fique exposta na Primeira Dobra da Página, (veja exemplo) ou seja no início sem ter que rolar a tela para baixo. Hummm “tô gostando”  tem mais?

 

Além disso promove com muita facilidade e agilidade: traçar rotas, ligar para a empresa, precisar a localização, conhecer o prédio da empresa sem ter que se deslocar até o endereço. Enfim só falta falar “mamãe e papai”.

 

Quando o Google lançou essa “benfeitoria” ele costumava listar sete resultado, aí o negócio ficou tomando muito espaço da primeira página ficou muito grande passaram a mostrar somente três resultados. Poxa tava tão bom! 

 

Enfim na minha opinião o Google Local é o “busca do futuro” isso quando for possível todos os resultados puderem serem listados como é listado os três a exemplo de hoje. Será que chega lá? se chegar será que vai custar barato? acho “difícil né”. “Vou parar por aqui senão eles vão ver e deixar apenas um resultado”.

 

Essa forma de marketing é ótimo, já que que as empresas listadas “não obrigatoriamente“, tendem a serem mostradas as mais próxima do local do pesquisador, baseado na Localização Geográfica “Geo IP” (empresa cadastrada no Google Local com mais credibilidade, mesmo que mais distante do local do pesquisador podem serem mostradas também, caso não tenha outro resultado mais relevante cadastrado). 

 

Caro empresário seja lá qual for o seu nicho comercial, ter retorno em campanha de Links Patrocinados, constar no Google Local fundamentalmente tem que ser construído com um bom trabalho de SEO (Otimização de Site). Se você tentar consegue fazer sozinho, mas se tiver pouco tempo disponível e a verba está curtíssima fale com nosso profissional SEO que vamos colocar nossos conhecimento a favor da sua empresa.

 

Buscar visibilidade na Internet de forma gratuita acontece gradativamente, não é da noite para o dia. Um site na primeira página dos Buscas de forma gradual e gratuita, ou de forma paga instantânea, carrega a chance de fechar negócio. Fechando negócio entra a “grana” para publicidade em outras mídias ou as famosas mídia sociais. Obvio que a soma disso tudo é a chance de mostrar a sua empresa para que procura por seu produto ou serviço.

 

Concluindo com isso: começar o mais cedo possível é sair na frente do seu concorrente. Afinal a sua empresa vai existir por décadas e décadas não vai? se vai procure o profissional da QR Manaós para ser seu parceiro nessa longevidade.

Presença na Internet no Google Local

Presença na Internet

Como Aparecer no Google Meus Negócios

Marque presença no Google Local de forma gratuita

 

Constar na posição logo abaixo do link patrocinado ou seja no Google Local, (Google meus negócios) não tenho conhecimento que exista dinheiro ou técnica que garanta a sua presença comercial no posicionamento nos resultados de pesquisa.

 

O que pode ser feito é “Reclamar a Empresa”, caso ela já esteja listada no Google Local, localizada  imediatamente abaixo dos anúncios pagos (Figura 02a). Para saber qual posição sua empresa ocupa no caso de não estar nas três posições que o Google classifica de forma automática, clique no link “Mais locais”.

 

Navegue nas páginas disponíveis e localize o seu negócio. Se a sua empresa estiver constando na listagem clique na opção “É proprietário dessa empresa?” e siga os passos oferecido pelo Google para que a sua empresa seja “Reclamada”.

 

No caso da sua empresa não estar cadastrada de forma automática pelo Google, é possível incluir a sua empresa fazendo o cadastro no Google Meus Negócios gratuitamente.

Um bom cadastro dentro na política de uso, a aplicação de alguns conceitos de SEO e um pouco de sorte, pode surtir efeito surpreendentes para ficar bem posicionado no ranking local.

 

Google Local (Destaque da imagem 03)

 

 anatomia do resultado de busca

Como funciona esse cadastro gratuito?

 

Até 2015 o Google Meu Negócios listava 7 posições de empresas, passando atualmente a listar 3 posições. É possível que o proprietário de um comércio mesmo não ter feito cadastro algum da empresa, conste no banco de dados do Google de forma automática.

 

Isso ocorre principalmente se a empresa possui uma linha de telefone fixo principalmente se o mesmo número é mantido antes mesmo da existência do Google ou dos serviços do Google Meu Negócios.

 

Esse fator é um importante causador da criação do cadastro de forma automática. Isso dede ocorrer pelo fato que um telefone fixo, exige do comerciante um cadastro consistente e o envio de documentos de alta credibilidade junto a empresa de telefonia que opera na região do comerciante. Outros fatores são levado em consideração, como por exemplo o código de área da linha telefônica, que oferece a informação relevante da localização física do estabelecimento, nome fantasia, ramo de atividade entre outras.

 

A ausência de uma linha de telefone fixa, não desclassifica uma empresa de ser cadastrada de forma automática ou por solicitação do próprio comerciante no Google Meu Negócios. Mesmo porque com a disputa de mercado pelas companhias de telefonia celulares baseado nos valores de tarifas, comunicadores de forma eletrônica como e-mails e aplicativos de mensagens instantâneas, a telefonia fixa perdeu um grande volume de uso, os telefones públicos por exemplo, que é uma linha de telefone fixas estão praticamente em desuso.

 

Como o Google Local pode ajudar uma empresa?

 

O Google Local ou (Google Meu Negócios) “pode ser o protótipo” de como será o motor de busca do Google no futuro. Se isso ocorrer pelo fato que a integração e a facilidade que a interface proporciona nas pesquisa para o usuário final (nós), quando utilizado por intermédio de dispositivos móveis como os smartphones, cada dia mais presente nas vidas das pessoas das mais diversas classes sociais.

 

O Google Local possibilita uma grande gama de vantagens para os mantenedores de um cadastro nesse tipo de serviço do Google. O usuário final pode traçar rota, visualizar insights de rotas traçadas a empresa, números de acesso ao web site da empresa caso possua, quantidade de vezes que foi a empresa foi solicitada por ligação telefônica, conexão direta com os clientes por comentários, elogios, críticas, e satisfação do usuário junto a empresa, fotos do estabelecimento interna, externa, passeio em 3D (serviços pago), fotos da equipe, fotos de produtos e por ai vai.

 

Assim como o cadastro nos resultados de buscas de forma orgânica, abusos não são permitidos e são punidos de acordo com as diretrizes de uso que são amplamente divulgado no site do fornecedor do serviços. Fazer um bom cadastro preenchendo as informações solicitadas faz a diferença para constar na primeira página do Google Meu Negócios. Pelo custo que é grátis e pela ótima vantagem oferecida vale a pena dispor de um tempo para administrar esse serviço.

Presença na Internet por Links Patrocinados

Presença na Internet

Rede de anunciantes do AdWords

Faça sua presença na Internet por links patrocinado do Google

 

Links Patrocinados – (Destaque da imagem 02a e 02b)

Para constar nas três primeiras posições ou na lateral direita da página de resultado do Google (veja imagem abaixo) é a “técnica mais fácil” de fazer SEO. Principalmente se a “verba para o marketing for boa” e o link de destino que levará até a (Landing Page), estiver bem estruturado (no máximo três cliques para preencher uma caixa optin como coletar nome e endereço eletrônico, cadastro para pegar um brinde, um cupom de desconto, um e-book sobre o produto ou serviço, enfim tudo que possa gerar uma ação), e transmitir credibilidade. Fora esses cuidados digamos que é aventurar na Internet e jogar dinheiro fora.

 

anatomia do resultado de busca

A gestão no link patrocinado e a publicidade é feito pelo AdWords do Google que pode ser medida pelo CTR Click Through RateCTR é o número de cliques que seu anúncio recebe divido pelo número de vezes que ele é exibido expresso como uma porcentagem” (cliques ÷ impressões = CTR).

O mais importante é ter controle do CTR fazendo uma análise da taxa de conversão que a campanha publicitária está obtendo. Isso é feito medindo o ROI (Return On Investiment). Com essas ações é possível saber a hora de alterar ou parar com a publicidade e, ter a certeza que a verba publicitária não está indo para o “cyber espaço”.

As opções para fazer essa grande vantagem publicitária fazer diferença na receita de uma empresa, é contratando um profissional SEO autônomo ou utilizar os especialista do Google Adwords. São profissionais do Google que estão preparado para prestar todas as informações e executar as ações necessária para que a publicidade possa ser veiculada nos resultados de buscas, com isso fatalmente fazer a diferença na receita da sua empresa.

Lembrando que a opção gratuita é constar nas primeiras posições da primeira página do Google de forma Orgânica conforme foi mostrado no artigo anterior.

Atente-se que as primeiras posições por Forma Orgânica estará sempre abaixo dos Links Patrocinados (pago) e do Google Local/Google Meus Negócios (gratuíta com cadastro e uma boa manutenção da conta), esse por sua vez vai mostrar apenas o três resultados (site) mais relevante na análise dos algorítimos do buscador Google(tm).

 

Presença na Internet por listagem Orgânica

Presença na Internet por listagem Orgânica

Apareça no busca e ganhe novos clientes

Como melhorar a presença da sua empresa na Internet de forma gratuita

 

Posicionamento Orgânico no resultado (destaque da imagem 04)

 

Posicionamento orgânico em página de resultado é a forma de listagem que mostra a verdadeira capacidade de um profissional SEO.

Essa forma de listagem tem como ética SEO não poder ser garantida, e o posicionamento quando listado na primeira página é mantida de forma gratuita. É onde o otimizador de site SEO “conversa” com os motores de busca, otimizando a estrutura do site objetivando um bom ranking das páginas nos buscas.

Posicionamento orgânico é o melhor caminho para marcar presença na Internet de forma definitiva e duradoura, acredite é a porta de entrada do sucesso de uma empresa, que pretende ser representada na mídia Internet por longo tempo.

 

anatomia do resultado de busca

Veja a importância dos serviços de SEO (Search Engine Optmization).

Para o sucesso em uma boa campanha de Links Patrocinados do AdWord, depende de um site bem estruturado, e isso é desenvolvido por um profissional SEO, é o profissional que pode explorar a possibilidade de estar listado no Google Local, fazendo uma boa otimização da página do Google+ da empresa. Além de que:

 

  1. Um site bem posicionado em ranking orgânico esta “atinado” com as mínimas exigências dos algoritmos que os motores de busca utilizam para ranquear um site.
  2. Atinado significa que ao investir em campanhas de links patrocinados, o site da empresa transmitirá mais credibilidade, podendo aumentando o CTR, a taxa de conversão e o ROI da campanha.
  3. Um SEO atualizando o site de uma empresa, cumprindo com a exigências do Google Meus Negócios é promover a chances de sucesso do seu negócio. Basta calcular isso pensando nas outras milhares de empresas ou concorrentes, que tem pouco ou nenhum conhecimento de se listado no Google Local (que permite somente três empresas na listagem), sem imaginar o que significa ser listado (estar entre os três é receber 80% dos cliques) e a importância disso para promover fechamento de negócios.

A Internet proporciona a oportunidade de constar nas primeiras páginas dos resultados de busca, e isso é feito de forma orgânica, e com a evolução dos seu negócios outras formas podem serem utilizadas, por exemplo o AdWord.

 

 

Anatomia do resultado em buscas para o usuário final

Anatomia do resultado em busca

Conhecendo a listagem do resultado em motores de busca

           Para um melhor entendimento da anatomia do resultado em busca da web, role a página e observe a imagem abaixo. É um um Print Screen de uma pesquisa feita no Google em 15/01/2015.

          Nessa imagem foi utilizado na pesquisa o termo [escritório de contabilidade em campinas], Esse termo foi escolhido por ter uma boa concorrência nas campanha dos links patrocinados do AdWord do Google pelas empresas.

Descrição dos destaques da imagem

Destaque 01 – É uma palavra chave ou um termo de pesquisa que usuários utilizam em motores de buscas da Internet.

 

Destaque 02a – São as empresas listadas por links patrocinados utilizando o AdWord do Google. Uma plataforma que o Google disponibiliza para que seja feita e administrada publicidade contextual.

          A publicidade tem por padrão ser taxada por uma leilão de palavras que oscila de acordo com a oferta e a procura. Uma palavra de baixa expressão na pesquisa tem um valor menor que uma palavra ou termo, com alta procura nas pesquisas. Ou seja quem paga mais, aparece mais.

 

Destaque 02b – São as empresa também listadas por links patrocinados a exemplo do destaque acima, com a diferença de não ter pago uma taxa de cliques maior que os anúncios 02a, ou seja optaram por competir com os valor de cada.

          Tem palavras que chegam a custar até R$ 10,00 por clique dependendo do nicho comercial. Na média o custo do clique fica entre R$ 0,80 a R$ 2,80 para a grande maioria de palavras ou termos para anúncios contextual.

 

Destaque 03 – São as empresas que o Google deduziu por algorítmico que merecem credibilidade no Google Local de acordo com os resultado obtido por essa análise algorítmica.

          Com isso de forma automática e gratuita disponibiliza 3 opções na lista do Google Local deduzida pelo valor de importância da análise feita.

        Quais dados são coletados para essa análise não se tem conhecimento, uma indicação é de o número de telefone fixo das empresa no cadastro de empresa de telefonia, é um dados relevante analisado.

          Até meados de 2015 esse espaço do Google Local listava 7 empresas, mudou a política e passou a lista 3 resultado. As demais posições são enfileiradas no menu “Mais Lugares”  por ordem de credibilidade.

 

Destaque 04 – São os web sites e documentos listadas por forma orgânica também gratuitamente baseado em ranking de análise feito por mais de duzentos algoritmos que o Google utiliza para avaliar e dar credibilidade a publicação.

          Essa posição na página de resultado é conquistado por técnica e estratégia de SEO (Search Engine Optimization), muito valioso principalmente se a palavra ou termo que a empresa pertença, não tenha um alto nível de disputa em anúncio contextual feito por Link Patrocinado do AdWord.   

 

anatomia do resultado em busca

        Uma série de artigos publicado aqui no Blog da QR Manaós vai facilitar o entendimento de essa organização em motores de busca e ajudar como utilizar sem ter que gastar uma “fortuna” para explora o Marketing na Internet.

          No início da criação do artigo foi com a intenção de ser um único artigo, mas com muita informação o artigo foi dividido em várias parte para não tornar a leitura cansativa e desistimuladora. Afinal essa é uma dica de SEO para publicação de artigos na Internet.

 

Alerta de Oferta Especial

alerta de oferta especial

Seja o primeiro, o segundo não aceitamos

Na oferta especial sendo o primeiro é fácil garantir soluções em serviços no cronograma da agenda do profissional. Utilizamos uma metodologia de trabalho, que garante exclusividade em desenvolver sites, que promovam apenas UMA empresa de cada ramo de atividade (o segundo cliente, que pertença ao mesmo segmento comercial do seu negócio, é indicado um outro profissional de uma outra empresa similar).

Na oferta especial o profissional da QR Manaós não promove a concorrência nas primeiras páginas dos buscas, com proprietários distintos e do mesmo segmento comercial. A QR Manaós e seus representantes, oferece uma solução em serviço de forma personalizada. O objetivo é mostrar a seriedade na prestação do serviço, valorizando o seu dinheiro na contratação de soluções que a sua empresa objetiva. 

Com a oferta especial concorrente não participa

Tomando como exemplo uma empresa que vende Comida Japonesa, não é fechado negócios com outro restaurante de Comida Japonesa. Se a sua empresa é prestadora de serviços para Encanador e Eletricista, não é aceito contratação com outra empresa que preste o mesmo tipo de serviços, e assim sucessivamente, com nossa oferta especial sua empresa adquire exclusividade.

A QR Manaós tem como conceito que ‘um web site de uma empresa de um mesmo segmento, com proprietário diferente e localizadas na mesma cidade’, também receberá as as mesma Técnicas e Estratégias de SEO da QR Manaós, culminando com a obtenção do mesmo SERPs, (Search Engine Results Positions), para as duas empresas nos Resultado de Busca. Com isso a concorrência continuará lado a lado dentro dos resultados de busca, por esse motivo aceitamos apenas uma empresa do mesmo segmento, não promovendo a concorrência entre os clientes da QR Manaós.

A QR Manaós quer inovar e justificar o seu investimento, ao programar a sua empresa para um SERPs nas primeiras páginas dos buscadores. Afinal a internet é uma mídia segmentada e a mesma posição no busca para o seu concorrente, não é de bom tom e ter uma oferta especial não é nada mal.

Porque devo contratar 

Seja rápido ao ter interesse em nossas soluções para empreendedores que optarem por explorar o Marketing na Internet. Obtenha todas as informações de nossas especialidades nesse web site, e decida-se por ajudar a sua empresa utilizando Internet Marketing, e seja um participante da nossa exclusividade de oferta especial.

Entre em contato conosco, saia na frente da concorrência, deixe o Marketing para Internet da sua empresa, a cargo de quem tem muita experiência profissional. Se esse não for o seu caso, compare o investimento com outras mídias como Rádio, TV, OutDoor, Jornal etc..

 

 

 

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